Festival do Gibão

Um Pouco da História
Festa do Vaqueiro de Porto da Folha - O MAIOR FESTIVAL DE GIBÃO DE SERGIPE

A festa do vaqueiro de Porto da Folha foi criada em 1969. De acordo com um dos criadores do evento, o aposentado Antônio Alves de Farias, conhecido como Tonho de Chico, 68 anos, a pega de boi no meio da caatinga era o esporte do vaqueiro nas horas de folga. ......
..........Tonho de Chico, que trabalhava como vaqueiro, já participou de muitas competições com os colegas na mata, até que em 1969 o frei Angelino deu a idéia de que eles fizessem uma festa todos os anos. Eles criaram a Sociedade Recreativa Parque Nilo dos Santos, com uma diretoria de cinco pessoas, e Tonho de Chico foi eleito secretário. O primeiro presidente foi Antônio Pereira Feitosa, que logo depois foi eleito prefeito da cidade. Tonho também foi presidente da associação em dois mandatos.
..........Na primeira festa só compareceram poucos vaqueiros, os das redondezas. “A gente só soltou três bois no campo, ainda era uma festa pequena, mas ficamos muito satisfeitos”, lembra Tonho de Chico. Em 1970, por causa da grande seca, os vaqueiros não realizaram a festa, mas a partir de 1971 ela passou a acontecer todos os anos, sempre em setembro, “porque não é inverno e o campo ainda está verde”, explica Tonho.
..........“A gente começou a chamar os prefeitos e vaqueiros das cidades vizinhas e a festa cresceu. A cada ano mais gado era solto no campo para os vaqueiros pegar. Os que conseguiam eram aplaudidos na cidade, desfilavam com o boi todo enfeitado e ganhavam troféus”, lembra Tonho.
..........Hoje em dia as proporções da festa são muito maiores, pessoas de várias cidades de Sergipe e de fora do Estado vveem à vaquejada, e são soltos na caatinga centenas de bois. Tonho aponta mais uma diferença: “Os vaqueiros de hoje desfilam na cidade com a cara limpinha, na minha época era um prazer para a gente cavalgar pelas ruas com o rosto cortado pelo mato, mostrando nossa bravura”.